quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prótese Dentária.

Você sabia que enquanto o protético recebe 20,00 (vinte reais) pelo que faz, depois que ele entrega a peça ao Dentista, muitos destes cobram do cliente 2500% (dois mil e quinhentos por cento) mais ou menos, sobre os vinte reais pagos ao protético?

Você sabia que paguei a um dentista, 495,00 reais, há uns 6 anos atrás, dividido em 3 vezes, por um aparelhinho simples, de plástico, que serve para usar à noite, enquanto se dorme, para evitar ranger os dentes causando danos aos mesmos, e, descobri que, hoje, o protético recebe do dentista para fazer o mesmo aparelho apenas 15,00 reais? E que naquele tempo (há uns 6 anos atrás) o protético recebia do dentista apenas 3,00 reais pelo aparelhinho?

É um absurdo, eu acho, pois é um absurdo, aparentemente, a falta de consideração que muitos dentistas têm pelos protéticos.

Você sabia que o curso básico de protético dura 2 anos e meio? (no mínimo)

Você sabia que o curso mais especializado de protético, por exemplo, de porcelana, depende de mais uns dois anos, além de muita prática?

É um absurdo o preço que muitos dentistas passam para o paciente. Uma prótese dentária que muitos dentistas cobram, por exemplo, 2000,00, pagam, no máximo, 200,00 ao protético.

Você sabia que tenho esse conhecimento porque conversei com vários protéticos e com vários dentistas?

Você sabia que fiquei abasbacado quando eles me deram os preços?

Acho que os dentistas, em consideração aos protéticos, podiam, pelo menos, fazer a preço de 50%, já que os dentistas não fazem as próteses. Os dentistas tiram os moldes, e quem faz toda a parte da prótese é o protético, e este entrega a peça prontinha ao dentista.

Por que o dinheiro tem que ficar quase todo com o dentista, sendo que o protético também estudou, e muito?

Ainda, além de se expor a todo o odor do material, e se expor a todo ruido dos motores, os protéticos ficam horas e horas, numa mesma posição corporal, fazendo um tabalho de verdadeiras esculturas, pois os dentes são feitos personalizados. Os dentes feitos para um paciente não servem para outro.

O trabalho do protético é um trabalho artístico, e é personalizado, e, como eu disse, é um trabalho de escultor, além de protético.

Os protéticos trabalham mais do que ganham.

Os protéticos ganham menos do que trabalham.

Os protéticos ganham menos do que merecem.

É uma injustiça.

Os protéticos precisam se unir e formar um sindicado forte.

7 comentários:

  1. OLÁ ÂNGELA E PAULINO.
    SEMPRE FOI ASSIM: O HOMEM EXPLORANDO O PRÓPRIO HOMEM.
    ABRAÇOS DO BETO.

    ResponderExcluir
  2. Ao Beto,

    O meu abraço. Verdade mesmo o que você falou. Vamos pedir a Deus que nos ajude a equilibrar essa situação.

    Fique à votade e escreva mais sempre que desejar. Pode ser sobre qualquer assunto.

    Muito obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  3. A questão é mais complexa.
    Só pra ampliar um pouco a discussão, vou começar com uma observação: A classe médica já faz um lobe forte a algum tempo para tranformar a profissão de Cirurgião Dentista em uma espacialidade da Medicina. Querem inclusive que os cirurgiões dentistas façam residência. Você sabia?
    Realmente os protéticos ganham muito pouco para o tipo de trabalho artístico e de inportância de altíssimo grau para nossa saúde. Uma prótese mal feita pode provocar problemas de difícil solução e de custo alto. Uma delas é a ATM que provoca dores horríveis na cabeça e maxilares.
    Antigamente, num passado não muito distante, eu diria 10 anos, existia uma profissão chamada de DENTISTA PRÁTICO, cujo exercício era através de uma autorzação do Governo Federal. Existe uma Associação dos Dentistas Práticos. Sabia ? Eles são os protéticos com conhecimento suficiente para realizarem inúmeros procedimentos atribuidos como de responsabilidade dos Cirurgiões Dentistas. São pessoas que prestaram serviços relevantes ao Brasil na falta de Dentistas suficientes para atendimento nos mais diversos estados brasileiros.
    Mas isso tudo acabou com um decreto presidenal, por imposição da classe dos dentistas. Teve PRÁTICO sendo perseguido no Brasil. Dá pra acreditar? Isto é real.
    Hoje, o CFO norteia os preços a serem cobrados por todos os procedimentos realizados pelos cirurgiões dentistas, mas não sinaliza nada para os protéticos. São protéticos que se reúnem e definem seus preços. Realmente são baixos para certas complexidades.
    Você sabia que um Protesista (cirurgião dentista especialista em prótese), aqui em Macapá-AP, cobra 500,00 reais(preço estipulado pelo CFO como mínimo) por uma protese total e paga 180,00 ao protético? Mas o protesista é responsável pela conferência e ajustes de toda a protese para que nenhum problema seja causasdo com o uso da mesma. O protesista molda, vasa em gesso, tira a chamada mordida em cera, especifica a cor do dente e resina a serem utilizados, ajusta o modelo da boca do paciente em gesso num aparelho que não sei o nome que mais parece um robô e depois, então, manda para o protético fazer a chamada peça para, em, pelo menos em duas seções fazer os ajustes com o modelo e com o paciente até mandar de volta ao protético para finalização e nova prova pelo paciente. É pouco ? Até que ponto um profissional que passou 5 anos na faculdade, mais 4 anos numa especialização a um custo de 2000,00 por mês (sem comentar os materiais), que paga uma TSB(Técnico em Saúde Bucal) 700,00 por mês mais encargos de 35 %, mantem todo um aparato de biosegurança em seu consultório que não custou barato, vai aceitar cobrar 360,00 no trabalho em epigrafe?
    ====== CONTINUA =======

    ResponderExcluir
  4. ======= continuação prótese dentária =======

    Você sabia que um médico inciante ganha 14000,00? Se for para o interior vai ganhar 25000,00? Que um plantão médico custa 1400,00?
    Sabia que um dentista especialista ganha 2500,00 - descontos, no setor público? Sabia que um dentista, dificilmente cobra consulta e, quando cobra, desconta no valor do tratamento? Sabia que só pra entrar no consultório de um endocologista você desembolsa 200,00?
    Sabe, na odonologia existe uma especialidade chamada Cirurgião Bucomaxilofacial. Uma cirurgia para corrigir aquela famosa queichada, que duraria 3 horas custa 8000,00. Com anestesia geral e tudo. Sabe quanto custa o implante de um dente ? 900,00 com um custo de protético de 300,00. Mas, nos dois casos, todo o pós-operatório é responsabilidade do Cirurgião Dentista, inclusive no caso de uma simples "perereca".
    Resumindo, as classes de Cirurgiões Dentistas e Protéticos devem ser mais abertas ao diálogo e começarem a preparar suas tabelas de acordo com as complexidades dos mais diversos serviços oferecidos à população e não ficar atrelados à tabela do CFO que, alguns dentistas, acham, para alguns procedimentos, alta demais.
    Acho que todo o material a ser usado na saúde básica bucal deveria ser muito mais barato para proporcionar custos mais baixos para a população de baixa renda, pois a nossa saúde começa pela boca. hoje uma caixa com 100 luvas custa 23,00 e à três meses custava 12,00. É um dispaltério. Quem gritou contra ?

    P.S. : não sou dentista, nem protético, nem médico.

    Francisco Barata

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber o qual o custo de uma rotese dentaria e de todos os seus materiais pois tenho que fazer um trabalho se alguen poder me ajudar o meu e-mael e fernandoamaralbuenos@hotmail.com desde ja agradeço !!!
    ATT Fernando

    ResponderExcluir
  6. Bom, sou estudante, vou prestar vestibular neste ano e afirmo que estou com dúvida entre Medicina e Odontologia. Pois é, eu ouço muitos boatos de que um dentista ganha pouco. E eu considero isso uma das maiores injustiças do Brasil. Cara, ele é um médico. Têm médicos que ganham 28000 reais. Têm dentistas que ganham 2500. Acho a odontologia uma profissão LINDA. Seu salário era pra ser acima de 10 mil. INDUBITAVELMENTE!

    ResponderExcluir

Escreva o que você está pensando, nos limites da lei.
Escreva tudo o que você está pensando, e não tem problema se tiver erros de português. Não tem problema se tiver erros de concordância, o importante é entender. Escreva.
Pode escrever.

ESCREVA NO QUADRO ABAIXO.

ESCREVA.