quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O 24º Dia

Prótese Dentária.

Você sabia que enquanto o protético recebe 20,00 (vinte reais) pelo que faz, depois que ele entrega a peça ao Dentista, muitos destes cobram do cliente 2500% (dois mil e quinhentos por cento) mais ou menos, sobre os vinte reais pagos ao protético?

Você sabia que paguei a um dentista, 495,00 reais, há uns 6 anos atrás, dividido em 3 vezes, por um aparelhinho simples, de plástico, que serve para usar à noite, enquanto se dorme, para evitar ranger os dentes causando danos aos mesmos, e, descobri que, hoje, o protético recebe do dentista para fazer o mesmo aparelho apenas 15,00 reais? E que naquele tempo (há uns 6 anos atrás) o protético recebia do dentista apenas 3,00 reais pelo aparelhinho?

É um absurdo, eu acho, pois é um absurdo, aparentemente, a falta de consideração que muitos dentistas têm pelos protéticos.

Você sabia que o curso básico de protético dura 2 anos e meio? (no mínimo)

Você sabia que o curso mais especializado de protético, por exemplo, de porcelana, depende de mais uns dois anos, além de muita prática?

É um absurdo o preço que muitos dentistas passam para o paciente. Uma prótese dentária que muitos dentistas cobram, por exemplo, 2000,00, pagam, no máximo, 200,00 ao protético.

Você sabia que tenho esse conhecimento porque conversei com vários protéticos e com vários dentistas? Você sabia que fiquei abasbacado quando eles me deram os preços?

Acho que os dentistas, em consideração aos protéticos, podiam, pelo menos, fazer a preço de 50%, já que os dentistas não fazem as próteses. Os dentistas tiram os moldes, e quem faz toda a parte da prótese é o protético, e este entrega a peça prontinha ao dentista. Por que o dinheiro tem que ficar quase todo com o dentista, sendo que o protético também estudou, e muito?

Ainda, além de se expor a todo o odor do material, e se expor a todo ruido dos motores, os protéticos ficam horas e horas, numa mesma posição corporal, fazendo um tabalho de verdadeiras esculturas, pois os dentes são feitos personalizados. Os dentes feitos para um paciente não servem para outro.

O trabalho do protético é um trabalho artístico, e é personalizado, e, como eu disse, é um trabalho de escultor, além de protético. Os protéticos trabalham mais do que ganham.

Os protéticos ganham menos do que trabalham.

Os protéticos ganham menos do que merecem.

É uma injustiça.

Os protéticos precisam se unir e formar um sindicado forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva o que você está pensando, nos limites da lei.
Escreva tudo o que você está pensando, e não tem problema se tiver erros de português. Não tem problema se tiver erros de concordância, o importante é entender. Escreva.
Pode escrever.

ESCREVA NO QUADRO ABAIXO.

ESCREVA.